sexta-feira, 20 de abril de 2012

Equilibrio Distante - Clássico e marcante

Após o lançamento de seu primeiro álbum solo "The Stonewall Celebration Concert", Renato Russo começou a despertar interesse pela música italiana (o que demonstra forte ligação à sua ascendência); assim, Renato apresentou à sua gravadora, a EMI, o projeto de gravar um disco com músicas em italiano. A EMI aceitou sua proposta e enviou o cantor à Itália. Com o repertório já definido, o líder da Legião Urbana aproveitara a viagem para descobrir mais sobre a cultura italiana.
De volta ao Brasil, Renato reúne músicos conceituados para a gravação do disco "Equilibrio Distante" em 1995, entre eles, os baixistas Arthur Maia, renomado baixista brasileiro, na época tocando com Gilberto Gil.
A capa do disco é formada por desenhos de Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, que representam o Pão de Açúcar, o Estádio do Maracanã, o Coliseu e a Torre de Pisa (grafada como Torre de Pizza). As primeiras edições do álbum foram lançadas em formato de livreto, com um encaixe especial para o CD.

 Quando ouvi esse disco pela primeira vez, fiquei fascinado com a sonoridade, embora o disco ser lançado em 1995, ouvi ele em 1999, na casa do meu irmão Salomão Vilela. Ele ganhou o disco do seu pai, Irineu Vilela, um grande conhecedor de música boa e de qualidade. Lembro desse disco passar uma grande temporada lá em casa, por conta disso quase o dono me bate, rsrsrsr
Pra mim esse disco tem sua importância na música mundial, músicas desse ganharam sucesso e tornaram-se clássicas no rádio e na vida de muita gente nos meados daquela década de 90.O disco emplacou três grandes hits: "Strani Amori" que rendeu até um video-clipe onde Renato aparece pela última vez. O video foi incluído no terceiro álbum solo de Renato, o póstumo "O Último Solo"); "La Forza Della Vita" que fez parte da trilha-sonora da novela O Rei do Gado, e La Solitudine.
Mas outras canções do albúm pra mim, tem um valor muito especial, por conta dos momentos vividos por mim, Salomão, Adriano Cabral, Seu Bob e outros amigos. Na 1ª faixa do disco "Gente" que Renato, relembra suas raizes italianas, é linda, outra canção é a 4ª "Scrivimi" na qual aprendi a cantar e Salomão a tocar, cantamos muito nas farras vigilengas, das madrugadas sem fim de Vigia, lembranças boas...
Na 5ª faixa, sua homenagem a nossa senhora com a "Dolcissima Maria" e na 9ª faixa uma singela homenagem a Tom Jobim e Lulu Santos com "Wave/Come Fa Un'Onda" . Depois de um tempo, comprei o disco e guardo com muito carinho em minha discoteca.
Bom, acho que deu pra entender um pouco do disco e fazer você comprar, baixar ou emprestar so seu amigo, como eu fiz.rsrsrrs

Tiago Palheta.

Um comentário:

  1. O Álbum Equilibrio Distante,marcou muitos momentos em minha vida no passado e, ainda hoje faz parte de meu presente." LA FORZA DELLA VITA"

    ResponderExcluir