quinta-feira, 10 de maio de 2012

52 Anos de Música Boa. (Bono Vox)

Quando tive o primeiro contato com as músicas que esse cara fazia, confesso que naquele momento não entendi nada, nada mesmo. Mas a melodia e arranjos das músicas que ouvi, logo me energizou e eu passei a escutar com frequencia aquele som dos 4 de Dublin. Depois comecei a construrir um sonho que seria, ir ao show do U2, e esse sonho foi realizado em 9 de abril de 2011 e agradeço o empenho de Milena Alves, Marina Alves, Ana Mara, Alexandre, Ciany Goulart e principalmente do Solano (Sol), que me fez o favor de me apresentar o som fantástico que esse cara chamado Bono Vox faz até hoje.

Essa foto foi a marca da presença da cidade que respira U2 (Vigia de Nazaré) ao lado do Estádio do Murumbi em São Paulo no dia 9 de abril de 2011 o dia que realizamos nosso sonho de ir ao show do U2, momento inesquecível para todos nós.
 Hoje é aniversário do Bono Vox, vamos agora conhecer um pouco mais da vida desse grande ícone da música mundial.

Bono nasceu no Rotunda Hospital, em Dublin, em 10 de maio de 1960. Foi criado em Glasnevin com o seu irmão, Norman Hewson, pela sua mãe Iris (nascida Rankin), membro da Igreja da Irlanda, e seu pai, Brendan Robert (Bob Hewson), um católico romano. Seus pais inicialmente decidiram que o primeiro filho seria criado na Igreja Anglicana e Bono, o segundo filho, na Igreja Católica. Apesar de Bono ser o segundo filho, ele também participou de serviços na Igreja da Irlanda com a mãe e o irmão.
Bono cresceu no norte de Glasnevin. Sua casa era uma casa típica de três quartos, sendo o seu o menor quarto. Ele estudou até o primário na "Escola Naconal de Glasnevin" Quando tinha 14 anos, sua mãe morreu em 10 de setembro de 1974, em decorrência de um aneurisma cerebral... Muitas músicas do U2, incluindo
 "I Will Follow", "Mofo", "Out of Control", "Lemon" e "Tomorrow", focam a letra sobre a perda de sua mãe. Muitos temas enfocam o tema da infância contra a maturidade, como "Into the Heart," "Twilight", e "Stories for Boys".
 Bono estudou na Mount Temple Comprehensive School, uma escola multi-confessional em Clontarf. Durante sua infância e adolescência, Bono e seus amigos faziam parte de uma gangue de rua surrealista, chamada Lypton Village. Bono se encontrou com um de seus amigos mais próximos "Guggi" (mantendo o relacionamento de amizade nos dias atuais), em Lypton Village. A quadrilha tinha um ritual de apelido. Bono recebeu várias denominações: o primeiro foi Steinvic von Huyseman, então apenas Huyseman, seguido por Houseman, Bon Murray, Bono Vox da O'Connell Street, e finalmente, apenas Bono.
Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que singnifica "boa voz". É dito que ele foi apelidado de Bono Vox por seu amigo Gavin Friday. Inicialmente, Bono não gostou do nome. No entanto, quando soube que traduzido livremente como "boa voz", ele aceitou. Hewson foi conhecido como Bono desde finais dos década de 1970. Embora ele use Bono como seu nome artístico, família e amigos também se referem a ele como Bono, incluindo sua esposa e seus companheiros de banda.
Fora da banda, ele colaborou e gravou com vários artistas, faz parte da diretoria da Elevation Partners, e possui um hotel, chamado The Clarence Hotel, em Dublin, junto com The Edge. Bono também é amplamente conhecido por seu ativismo relativos a África, para o qual ele co-fundou DATA, EDUN, a ONE Campaign e Product Red. Organizou e tocou em vários shows beneficentes e se reuniu com políticos influentes. Bono tem sido elogiado e criticado por seu ativismo e envolvimento com o U2.
Foi nomeado para o prémio Nobel da Paz, foi concedido um honorário cavaleiro pela rainha Rainha Elizabeth II, e foi nomeado como "Personalidade do Ano" pela revista Time,conquistando outros prémios e nomeações.
Bono escreve as letras para quase todas as músicas do U2, que geralmente são ricos em política e temas sociais. Suas letras freqüentemente fazem alusão a uma ligação religiosa ou significado, evidente em canções da banda, como "Gloria" do segundo álbum October, e "I Still Haven't Found What I'm Looking For", de The Joshua Tree. Durante os primeiros anos da banda, Bono era conhecido por seu tom rebelde que virou a raiva durante a banda na era de War, The Joshua Tree e Rattle and Hum. Após o atentado em Enniskillen, que deixaram 11 mortos e 63 feridos em 8 de novembro de 1987, o Exército Republicano Irlandês ameaçaram sequestrar Bono. Simpatizantes do IRA também atacaram um veículo que transportava os integrantes da banda. Esses atos foram em resposta a seu discurso condenando o "Dia da Lembrança Bombing" durante uma performance ao vivo de "Sunday Bloody Sunday".

Em 2005, os membros da banda U2 foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame, em seu primeiro ano de elegibilidade.Em novembro de 2008, a Rolling Stone classificou o cantor Bono "32 Maiores de Todos os Tempos".
Em 1997 Bono, esteve em terras brasileiras pela 1ª vez, em 2006 novamente para um show que teve transmissão ao vivo pela Tv Globo e agora em 2011 com a turne 360º em SP, com três dias de show, e como já disse, estive lá com uma galera que sem dúvidas ficarama mais amantes do som que Bono faz. Essa foto ao ao lado, foi tirada por mim no dia do show.
Que esse irnlândes, seja sempre criativo, solidário e inteligente na hora de compor e produzir os discos e canções. Que a mesma fé que cobre sua vida, esteja presente nas composições.


By: Tiago Palheta

                                                                                                                                                                                                                Parabéns!

Um comentário:

  1. Esse momento foi único e inesquecível!!! Bjs...Milena Alves

    ResponderExcluir